Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Pelecaniformes
Família: Ardeidae
 Leach, 1820
Espécie: I. exilis

Nome Científico

Ixobrychus exilis
(Gmelin, 1789)

Nome em Inglês

Least Bittern


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Socoí-vermelho

O socoí-vermelho é um pelecaniforme da família Ardeidae.

Menor espécie da família. Conhecido também como garça-vermelha, soco-í e socó-mirim.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (grego) ixias = vara, junco; e brukhomai = para baixo; e do (latim) exilis = pequeno, delgado. ⇒ (Ave como) vara delgada ou (ave) delgada como a parte de baixo do junco.

Características

Mede cerca de 28 cm de comprimento e pesa em torno de 650 g. As fêmeas costumam ser maiores que os machos e, os filhotes são semelhantes às fêmeas. As partes inferiores e a garganta da ave são brancas com estrias marrons claras. A face e os lados do pescoço são castanhos claros; tem olhos e bico e amarelos. O macho adulto é preto-esverdeado brilhante nas costas e na coroa; a fêmea adulta é marrom brilhante nessas partes. Eles apresentam partes marrons claras nas asas em voo.

Subespécies

Possui seis subespécies:

Alimentação

Alimenta-se dentro da vegetação densa emergente. A principal presa é o peixe pequeno, mas a sua dieta em geral é muito mais ampla.

Reprodução

Nidifica solitariamente ou em pequenos grupos. O macho constrói um ninho de gravetos à pouca altura, entre as taboas, onde são postos 3 ovos branco-amarelados. Ambos os sexos incubam e cuidam dos filhotes. Os filhotes emplumam em três ou quatro semanas.

Hábitos

Habita brejos com vegetação densa, na qual movimenta-se com extrema facilidade. É pouco visível em meio à vegetação pantanosa. Tentando passar despercebido, permanece imóvel, com o pescoço esticado e o bico voltado para cima. Corre em meio às taboas, voando apenas como último recurso para fugir.

Distribuição Geográfica

Está presente na maior parte do Brasil, da Amazônia e Região Nordeste até Santa Catarina. Encontrado também desde a América do Norte até a Argentina.

Referências

Galeria de Fotos